15 Abril 2010

Cartaz amamentação

publicado por Prema Yoga às 10:35

02 Abril 2010

“A minha caminhada.”

A sensação é de calma. A sala é confortável e o ambiente acolhedor. Não sei se é pela proximidade que tenho com a professora Ana, mas sinto-me completamente à vontade desde o primeiro instante, mesmo não conhecendo as restante alunas. Pratico yoga há cerca de dois anos e continuei as minhas aulas mesmo depois de saber que estava grávida, mas a verdade é que mais de metade da aula não a podia fazer o que leva a uma certa frustração. As aulas de yoga para grávida, neste caso da professora Ana, nada têm a ver com uma aula de yoga normal. A princípio tive a sensação de não me estar a esforçar muito a nível físico, mas à medida que a gravidez avança, e avança rápido, apercebi-me que realmente já não me sentia bem a fazer o que fazia, e mais do que fazer exercícios físicos, nas aulas trabalhamos muito a respiração e a concentração, que se vêm a tornar essenciais. Não só nos sentimos mais preparadas para o parto, como aprendemos a controlar e acalmar as nossas ansiedades e medos ao longo desta nova caminhada de 9 meses. Em todas as aulas conversamos um pouco, a professora pergunta se temos alguma “queixa” ou dúvida e aconselha um ou outro exercício específico. O convívio com as outras grávidas também é muito bom, trocam-se opiniões, tiram-se dúvidas, partilham-se descobertas. Vemos as barrigas umas das outras a crescer, sabemos que a Ana já tem duas filhas e por isso sabe bem o que é estar grávida, sentimo-nos mais acompanhadas nesta aventura. Outra coisa que também nos é dada na aula é acesso a informação, ou seja, a professora aconselha livros, cd’s de música e blogs ou sítios na net para pesquisar. A nível físico, aprendemos vários exercícios que nos aliviam as dores nas costas, nos rins, dores ciáticas, exercícios para a azia, etc., sentimo-nos bem, porque exercitámos o corpo, sabendo que fizemos tudo a pensar no nosso bebé, aliás o bebé é constantemente “lembrado” nas aulas ao longo dos exercícios. É bom porque sabemos que o estamos a embalar com um ou outro movimento, a oxigená-lo, a dar-lhe energia e toda a nossa atenção. E, principalmente no início da gravidez, quando ainda não o sentimos a mexer, nos prepara e ajuda a realizar e acreditar que temos um novo ser a crescer dentro de nós. O percurso só foi positivo, bastante positivo, e agora, chegadas às 39 semanas sinto-me preparada para o parto, na verdade, não sei bem ao que vou porque é o meu 1º filho, mas sei que exercícios fazer no trabalho de parto, o que me dá confiança para ultrapassar os receios ou a ansiedade destes dias. O que me faz acreditar que tudo vai correr bem, que vou conseguir ajudar o meu bebé da melhor maneira no seu nascimento.

Joana

publicado por Prema Yoga às 14:12

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