15 Outubro 2010

O primeiro e mais importante benefício da Shantala é o favorecimento e fortalecimento do vínculo entre a mãe/pai e bebé.

Através da interacção do toque e da observação atenta às reacções do bebé, os pais aprendem a comunicar e compreende-lo melhor, gerando mais confiança.


• O efeito terapêutico e relaxante da massagem deixa o bebé mais calmo e ajuda a melhorar o seu padrão de sono.
• Activa a circulação sanguínea e linfática, estimulando o funcionamento de todos os órgãos e o fortalecimento imunitário.
• Favorece o desenvolvimento motor. O bebé que é massajado desenvolve uma excelente consciência corporal.
• Contribui para o melhor funcionamento do sistema gastrointestinal e endócrino, reduzindo cólicas, gases e até mesmo o stress do bebé.
• Estimula e melhora o padrão respiratório do bebé, diminuindo a incidência de doenças respiratórias.
• Fortalece todo o sistema muscular e trabalha as articulações do bebé.

 

 

publicado por Prema Yoga às 16:22

15 Outubro 2010

Nutrir uma criança
Sim
Mas não só com leite
É preciso pegar-lhe ao colo
É preciso acariciá-la
Embalá-la
E massajá-la
É necessário conversar com a sua pele
Falar com as suas costas
Que tem sede de fome
Como a sua barriga

“Shantalla” – Leboyer, F.

 

Depois da gravidez vem o bebé e é necessário ajudar as mães a ultrapassarem as dificuldades que surgem ao longo dos primeiros meses. Entre outras actividades proporciono o Curso de Massagem do Bebé.

O curso é composto por 4 encontros, habitualmente semanais, em horário pré acordado, pratica-se a massagem, debate-se a sua importância, quais os benefícios que daí advém para os pais e para o bebé, debatem-se vários temas relacionados com o desenvolvimento da criança, o sono, o choro, etc.
É um momento em que se esclarecem dúvidas no sentido de facilitar o vínculo entre ambos e se ensina a técnica da massagem ao longo de todo o corpo do bebé.
Tudo isto no sentido de potenciar de uma forma saudável, através do toque, a relação pais – bebé.

publicado por Prema Yoga às 16:08

15 Outubro 2010

Yoga a pares (Chandrasana)

 

Yoga a pares (Balasana)

 

Postura do cão (Adho Mukha Svanasana)

 

Postura da criança (Balasana)

publicado por Prema Yoga às 15:38

15 Outubro 2010

"Mente sã em corpo são.

De pequenino, porque não?"

 

O que é o yoga?

Yoga é uma palavra sânscrita que significa união.
O Yoga é um sistema de exercícios físicos e mentais concebidos há milhares de anos cuja finalidade é a de estabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente. Ensina-nos a estar atentos ao nosso corpo, aos sentidos e à respiração.
O yoga desafia a mente, torna-nos flexíveis e contribui para
o nosso equilíbrio e concentração. Melhora também a circulação, promove a descontracção e relaxamento, beneficia os órgãos internos, as glândulas, os músculos, etc.
No campo físico, o primeiro objectivo do yoga é, sem dúvida, manter uma coluna flexível, pois a coluna vertebral é a estrutura que suporta o nosso corpo, bem como o centro dos nervos que estão ligados
a todo o corpo. O yoga pode ser praticado por pessoas de todas
as idades e capacidades e não requer qualquer equipamento especial.

 

Benefícios do yoga na infância:

Promove o relaxamento e concentração;
Promove a criatividade;
Promove a auto-estima e auto-confiança;
Promove posturas correctas (da coluna e membros);
Promove a coordenação física e motora;
Corrige maus padrões respiratórios;
Equilibra o sistema nervoso;
Fortalece o sistema imunitário;
Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração;
Promove a disciplina;

Proporciona uma mente tranquila.

 

Estrutura de aula:

Asanas / Posturas
A base do Yoga assenta na sequência de asanas feitas durante a aula em conjunto com o trabalho da respiração. As asanas promovem o desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio e força. Para além do desenvolvimento motor e respiratório, o Yoga actua ao nível do sistema nervoso, equilibrando toda a personalidade da criança.
Controlo da respiração
A consciencialização da respiração dá-nos uma ligação muito importante entre corpo e  mente, proporcionando um elevado sentimento de harmonia e confiança interiores, para além de uma melhor coordenação física. A prática contínua do Yoga permite, entre outras coisas, corrigir maus padrões respiratórios que podem ter efeitos nefastos na saúde em geral.
Relaxamento
Numa aula de yoga, é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar a criança: regras de como respeitar a natureza, os animais; como brincar e divertir sempre com respeito pelos outros; como respirar correctamente; coordenar os movimentos com a música, desenvolvendo a concentração; aprender a relaxar e a acalmar utilizando ferramentas que serão muito úteis no dia-a-dia da criança, melhorando dessa forma a concentração e a aprendizagem.

publicado por Prema Yoga às 15:31

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