21 Junho 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

If, in the waning moments of your yoga practice, you find yourself restless - thinking about dinner, emails you need to write, itching to get out of there and get home - you’re doing yourself a disservice.

Sure, everyone’s busy and sometimes it takes a lot to get yourself motivated for your practice, whether it's at home or at class. By the time you find yourself in Savasana, or Corpse Pose, you may be tempted to skip out early, focused on the many tasks you have left in your day.

But here’s why Savasana’s important, not only at the end of your practice, but any time that you or your teachers chooses to employ it - whether in the very beginning of your practice or along the way:

It Settles and Calms Your Mind

Corpse pose requires a stillness of mind as well as your body. Overall, taking these few moments in your day to completely quiet your thoughts, let go and lie in nothingness works as an effective de-stressor. It assuages your anxieties (and can even alleviate symptoms from any illness or injury you may be suffering).

It Gives Your Body a Chance to Return to Normal

In Savasana, your breath and heart rate will return to normal and your muscles will relax and your body temperature will drop to its normal level as well.

It Helps You Reap the Benefits of Your Practice

Because when your body is relaxed, after a series of poses or even between poses, your bodily functions and systems (like your immune and digestive system) become stimulated and revitalized. Your body needs that time to process and remember the information and intelligence - yes, intelligence - it’s gained through each and every pose you worked on.

It Will Bring You Back to Life

Think of it as a power nap. If you’ve had an especially rigorous practice, these final, still moments will not only allow you to let go of any tension you worked out during practice but the feeling of calm savasana will then lead right into a refreshed sense of energy as soon as you’re on to the next phase of the day.

 

Fonte: http://www.active.com

 

NAMASTE

publicado por Prema Yoga às 11:21
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19 Junho 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E se de repente o yoga fosse alvo de uma edição especial por parte dos criadores da mais famosa boneca do mundo? É isso mesmo, dá pelo nome de yoga teacher e diz que já faz furor lá pelas américas. A ver quando chega até cá. Até lá, keep calm and do it yourself.

 

NAMASTE

publicado por Prema Yoga às 17:20

14 Junho 2012

A longo prazo, o yoga traz muitos benefícios aos seus praticantes, seja a nível físico ou mental. Se a nível físico já aqui antes falámos, fique então agora com as principais vantagens, ao nível da mente, decorrentes do facto de praticar yoga com regularidade.

 

Redução do stresse

A actividade física proporcionada pelos diversos exercícios do yoga (Àsanas), a par da concentração e da meditação, proporcionam uma substancial redução do nível de stresse, nomeadamente se esta prática for de carácter regular. Durante uma aula de yoga a mente tende a afastar-se de todos os problemas do dia-a-dia, o que proporciona um proveitoso e saudável recarregar de baterias que se traduz numa sensação de alegria bem patente no final de cada aula de yoga, fruto do relaxamento atingido.

 

Redução da ansiedade

O ritmo do mundo moderno leva a que cada vez mais pessoas vivam num estado de extrema ansiedade, o que pode levar a problemas graves de saúde. Denominados Àsanas, os exercícios do yoga são por um lado fisicamente intensos, mas, por outro, um bálsamo para a mente, pois acalma-a na sua necessidade de se concentrar naquilo que o corpo está a fazer num determinado momento da prática. Também as técnicas de meditação, sejam elas focadas na respiração ou em qualquer outro método de concentração, permitem ao cérebro um descanso face a todos os pensamentos circundantes que se pretendam impor. Daí que a prática regular de meditação, incluída no yoga, ajude a acalmar a mente.

 

Relação corpo e mente

Praticar yoga com regularidade aprofunda a relação entre a mente e o corpo, tornando-a íntima a um ponto nunca antes experimentado. Esta comunhão nasce dos movimentos lentos e controlados que a mente ordena ao corpo e o modo como este responde de forma a satisfazer essa necessidade. Não é pois de estranhar que se chegue ao ponto de experimentar sensações sobre o corpo de um tal pormenor, que seja possível uma concentração exclusiva em determinadas zonas específicas do mesmo. Daí resulta um maior conforto do próprio corpo, o qual proporciona uma melhoria da postura e um aumento da autoconfiança.

 

Fonte: http://vida-de-qualidade.com/

 

NAMASTE

publicado por Prema Yoga às 12:26

06 Junho 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Superados os 2.000 visitantes a este espaço que é de quantos se interessam pela prática do yoga, a todos vós quero agradecer a dedicação, prometendo que continuarei a tentar manter a dinâmica deste blog. Continuem a acompanhar e desfrutem da vida praticando yoga.

 

NAMASTE 

publicado por Prema Yoga às 11:52

01 Junho 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

Benefícios da prática de yoga na criança

  • Promove o relaxamento e concentração
  • Promove a criatividade
  • Promove a auto-estima
  • Promove posturas correctas (da coluna e membros)
  • Promove a coordenação físico-motora
  • Corrige maus padrões respiratórios
  • Equilibra o sistema nervoso
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração
  • Promove a disciplina

Leia mais sobre todos os benefícios e efeitos positivos do yoga nas crianças no site da Federação Portuguesa de Yoga, em: http://www.fpyoga.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=86&Itemid=180%E2%8C%A9%3Den&lang=pt

 

NAMASTE

publicado por Prema Yoga às 16:17

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