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PREMA YOGA

Estúdio em Oeiras, Portugal, para a prática de yoga e de todo um conjunto de actividades que visam o bem-estar físico e mental.

Estúdio em Oeiras, Portugal, para a prática de yoga e de todo um conjunto de actividades que visam o bem-estar físico e mental.

Massagem perineal utilizando a respiração do yoga - Parte I

Pode preparar a base da sua zona pélvica, entre a parte de trás da vagina e do ânus (conhecida por períneo) para que esta estique sem se romper durante o nascimento do bebé. Um dos métodos é através da respiração e o outro através da massagem. Existem algumas provas de pesquisa científica que indicam que a massagem pré-natal ao períneo também pode reduzir a necessidade de fazer uma episiotomia (uma incisão na região do períneo para alargar o espaço para o bebé nascer). A respiração e a massagem, ambas podem ajudar a relaxar os músculos do pavimento pélvico enquanto são esticados, tal como acontece durante o parto, e isto vai mesmo acontecer, é assim que ensinamos esta massagem, aqui no Prema Yoga! Pode começar em qualquer altura durante as últimas 8 semanas antes do parto. Fale sobre este tema com a sua parteira ou com o médico, particularmente se sofre de herpes genital ou de vaginite, pois a massagem pode agravar estas condições. Nestas situações ainda pode utilizar o método da respiração sem inserir os polegares na vagina. Comece por esvaziar a bexiga e encontre uma posição confortável. Pode sentar-se em cima da cama encostada a umas almofadas ou na sanita. Pode relaxar e ajudar os tecidos a amolecer tomando um banho quente primeiro ou aplicando uma flanela quente no períneo. Primeiro massaje com óleo natural de boa qualidade na zona do períneo (por exemplo, óleo de girassol, azeite, óleo de gérmen de trigo ou óleo de vitamina E). Insira os dois polegares até ao nível da primeira articulação, progredindo com a prática até ao nível da segunda articulação.