Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PREMA YOGA

Estúdio em Oeiras, Portugal, para a prática de yoga e de todo um conjunto de actividades que visam o bem-estar físico e mental.

Estúdio em Oeiras, Portugal, para a prática de yoga e de todo um conjunto de actividades que visam o bem-estar físico e mental.

Massagem perineal utilizando a respiração do yoga - Parte II

Respiração

Exercitar o pavimento pélvico - Inspire e aperte os músculos do pavimento pélvico, tonificando-os. Sinta onde estes músculos se localizam e sinta a sua força. Ao expirar, solte e relaxe lentamente os músculos. Repita este exercício várias vezes.

Massagem com o sopro

Agora, faça pressão firmemente mas suavemente contra a parede na parte de trás da vagina. Suavemente estique-a para baixo na direcção do recto (ânus) e para os lados fazendo o movimento da letra ´u´. Não massaje a parte da frente da vagina perto da uretra e do clitóris – só a parte posterior, é esta a zona que precisa de esticar no parto.

Respire profundamente até que consiga sentir o estiramento dos tecidos cada vez que expira. Progressivamente, prolongue as expirações e sinta como o pavimento pélvico se relaxa ainda mais. Quando tomar consciência do espaço adicional pode aplicar um pouco mais de pressão com os polegares. Sinta como o estiramento perineal é desconfortável quando os músculos estão tensos. Utilize a expiração para relaxar conscientemente os músculos à medida que faz a massagem. Isto é uma boa maneira de aprender a relaxar os músculos do pavimento pélvico no momento do nascimento do seu bebé durante a segunda etapa do parto. Recorde-se da ligação entre a sua boca, maxilar e o pavimento pélvico – se os primeiros estiverem soltos o pavimento pélvico também estará relaxado e poderá dilatar-se mais facilmente. Utilize a respiração e a massagem diariamente durante 5 minutos. Preparar o períneo desta forma é por vezes comparado a esticar um balão. No início pode parecer que nada está a acontecer. Depois o seu períneo começa a soltar-se e estica até ao tamanho necessário. Termine com mais alguns exercícios para os músculos do pavimento pélvico, recorde-se que apertar na inspiração ajuda a manter os músculos bem tonificados e soltá-los na expiração ensina-lhe a relaxar os músculos durante o momento do nascimento do seu bebé.

1 comentário

Comentar post