Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PREMA YOGA

Estúdio em Oeiras, Portugal, para a prática de yoga e de todo um conjunto de actividades que visam o bem-estar físico e mental.

Estúdio em Oeiras, Portugal, para a prática de yoga e de todo um conjunto de actividades que visam o bem-estar físico e mental.

SEROTONINA versus CORTISOL

condutas.jpg

 

A preocupação com a alimentação é de facto importante. A lactose, o glúten, o açucar, mesmo o ph da água.
No entanto, e à cabeça de todas estas preocupações igualmente válidas, está algo que muitas vezes é esquecido: as "EMOÇÕES".

O Dr. Juan Hitzig (especialista em medicina do idoso e prevenção gerontológica, e professor da Universidade de Biogerontologia de Maimonide - Argentina) estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está nas suas CONDUTAS E ATITUDES.

Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo.

Explica:

As condutas "S":
serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de SEROTONINA.

Enquanto as condutas "R": 
ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CORTISOL, uma hormona "CORROSIVA" para as células que acelera o envelhecimento.

As Condutas "S" geram atitudes "A":
ânimo, amor, apreço, amizade, alegria, aceitação, aproximação.

As Condutas "R", pelo contrário, geram atitudes "D":
- depressão, dor, despeito, desânimo, desespero, desolação.

Aprendendo esse alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o "sangue mau" (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, promove as doenças e acelera o envelhecimento. 

O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.

NAMASTÉ